Skip to content

NOTÍCIAS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA DE ATLETISMO / SAF

Há algum tempo que não damos noticias do nosso Atletismo, mas os desempenhos dos nossos alunos/atletas têm sido muito gratificantes. Por vezes o envolvimento no treino não nos deixa disponibilidade para a divulgação das atividades.

No Triatlo Escolar para os mais jovens, Gil Pinto, Daniel Pinto e Camila Felício classificaram-se, respetivamente, no segundo lugar (infantis A masc.), primeiro lugar (infantis B masc.) e primeiro lugar (infantis A fem.)

No Campeonato Distrital de Atletismo Escolar (Península de Setúbal), para além de um grande número de classificações honrosas no plano individual, fomos, no plano coletivo, campeões nas categorias de iniciados masculinos, iniciados femininos e juvenis femininos.

No Campeonato Regional Escolar (Coordenações Educativas do Vale do Tejo), no plano coletivo, fomos campeões  no escalão de iniciados femininos. Assim, temos a honra de representar a nossa escola no campeonato nacional a realizar em Lagoa no final do mês de junho. De entre as várias classificações honrosas, no plano individual, destacamos os desempenhos de João Oliveira (iniciado) no salto em altura (1º classificado com a excelente marca de 1,73 – liderança do ranking nacional), de Inês Rafael (iniciada) nos 60 metros barreiras (1ª classificada) bem como a emocionante vitória na estafeta 4x80m.

No Campeonato Regional de juvenis da Associação de Atletismo de Setúbal as irmãs Neiva dominaram os 300m barreiras (Catarina) e os 2000m obstáculos (Bárbara). O registo de Bárbara de 7:15 coloca-a na liderança do ranking nacional e permite-lhe sonhar com a participação no encontro internacional das juventudes europeias a realizar em Budapeste. João Oliveira venceu o salto em altura, Inês Diogo o lançamento do disco e a recém-chegada Beatriz Silva foi a surpreendente vencedora dos 300m planos com o promissor registo de 44:55.

No meeting de lançamentos de Leiria João Oliveira ultrapassou os 40 metros no lançamento do disco e ascendeu ao primeiro lugar do ranking nacional. João Oliveira merece um destaque muito especial porque é o atleta mais antigo do grupo, chegou para brincar no treino com 7 anos de idade e, aos 15, é já um valor a ter em grande conta no Atletismo Juvenil.

 

Na análise dos rankings nacionais que vão sendo publicados com alguma regularidade verificámos ter seis atletas nas três primeiras posições. Isto só é possível com um trabalho coeso da equipa técnica que coordenamos e que, basicamente, é constituída por encarregados de educação, que têm vindo a construir a sua certificação como treinadores. São eles o Rui Santos, o Adriano Diogo e o Carlos Cunha. Também preciosa tem sido a colaboração da Diretora do Atletismo juvenil do SAF, Patrícia Diogo. Patrícia é uma encarregada de educação com   invulgar dedicação ao nosso projeto

No entusiasmante momento que vivemos não podemos esquecer a professora Manuela Dâmaso pela forma insistente como nos desafiou para este projeto nem o incondicional apoio que nos tem sido dado pela atual Direção da Escola.

Joaquim Neves