Skip to content

Palestra “Medir o Tempo” – construção de um relógio de sol

medirTempo1No dia 5 de novembro decorreu na biblioteca da Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica, uma Palestra intitulada: “Medir o Tempo- construção de um relógio de sol ” realizada pela Professora Doutora Suzana Nápoles, docente na Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa. A Professora dissertou sobre relógios de sol e ilustrou a pertinência do tema bem como a interdisciplinaridade patente entre Matemática, História e Geografia.

 

Para esta palestra foram convidados, e estiveram presentes, alguns alunos das turmas A e B do 8.º ano de escolaridade e também a turma C, do mesmo ano.

A Palestra decorreu durante 80 minutos, no bloco da manhã que teve início às 9.55h. Depois de uma breve introdução os alunos construíram, com algumas indicações, um relógio de sol horizontal. Os alunos demonstraram interesse pelo tema e mantiveram um comportamento adequado.

As professoras de Matemática esperam e desejam que, através deste tipo de iniciativas se possa vir a melhorar o interesse e a motivação dos alunos face à sua disciplina e, consequentemente, assim contribuir para um maior sucesso em Matemática.

Relógio de Sol é um instrumento que determina as divisões do dia através do movimento da sombra de um objecto, o gnómon, sobre o qual incidem os raios solares e que se projecta sobre uma base graduada, o mostrador ou quadrante.

De simples obeliscos até instrumentos tecnicamente sofisticados, os relógios de Sol acompanharam o homem ao longo dos tempos e evoluíram acompanhando o progresso do conhecimento. Tanto os exemplares de pequeno formato, com funções de "relógio de bolso", como os inseridos na estrutura dos edifícios ou presentes em praças e jardins são, na sua maioria, obras de arte carregadas de história, cuja concepção resulta essencialmente da conjugação de dois ramos fundamentais do saber: a astronomia e a matemática.

in As Sombras do Tempo ( http://sombrasdotempo.org/)

(texto e imagens fornecidos pelo grupo disciplinar de 3.º ciclo de Matemática)

medirTempo2 medirTempo3