Skip to content

Notícias do Clube de Atletismo da ESMC/SAF

cda1116O Atletismo tem sido, na história da nossa escola, uma modalidade de referência. Durante  três décadas foram muitos os alunos que subiram ao pódio em competições de âmbito regional e nacional. Dois deles fizeram parte de seleções nacionais em campeonatos de Europa de juniores e outros dois foram brilhantes vencedores nos jogos da FISEC (competição internacional de desporto escolar).

A criação do clube de Atletismo da ESMC em 2011 teve por objetivo ressuscitar o passado, servir a comunidade escolar envolvente e promover o Atletismo no concelho de Almada e na península de Setúbal. Neste momento contamos com 26 atletas inscritos na Federação Portuguesa de Atletismo, seis dos quais foram recentemente distinguidos pela Associação de Atletismo de Setúbal. Os atletas são oriundos de sete escolas do concelho de Almada. Ao longo destes anos procurámos, assumindo as responsabilidades de sermos uma escola TEIP, dentro do possível, apoiar alunos com necessidades educativas especiais bem como dos cursos PIEF. Três destes alunos foram medalhados em competições do desporto escolar de âmbito distrital.

Um dado interessante, decorrente da dinâmica de execução deste projeto plurianual, é o de contarmos com encarregados de educação no desempenho de funções técnicas e diretivas na estrutura do clube designadamente Rui Santos, Adriano Diogo e Patrícia Diogo. A equipa técnica do clube foi recentemente reforçada com Carlos Cunha, ex campeão nacional do lançamento do dardo e do decatlo, ex recordista ibérico do lançamento do dardo e ex capitão da seleção nacional.

Outro facto que muito nos apraz registar é o de continuarmos a contar com a presença regular do atleta fundador do clube, Rodrigo Serra, hoje estudante do terceiro ano do Instituto Superior Técnico. Este estudante, pela sua postura exemplar como atleta e cidadão, é uma referência integradora das crianças e jovens que aderem ao nosso projeto e está a já dar os primeiros passos como colaborador técnico na equipa que ajudou a fundar. Uma última palavra de apreço para com o Coronel José Serra e para com a professora Manuela Dâmaso que sempre nos encorajaram a avançar com um projeto que se veio a tornar no mais interessante da nossa vida profissional. Bem-hajam!

 

  Joaquim Neves (professor coordenador do projeto)